As visitas são realizadas com a monitoria da vovó Beth, do programa Vovô Sabe Tudo, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). São realizadas nas segundas, terças, quintas e sextas, das 7h30 às 11h30. Para agendar, basta enviar e-mail para sesetur@santos.sp.gov.br.
Outras igrejas históricas da Cidade também voltarão a contar, em breve, com visitas monitoradas. Atualmente, está sendo realizado o processo seletivo para a escolha de novos integrantes do Vovô Sabe Tudo.
SOBRE O CONJUNTO DO CARMO
Patrimônio nacional desde 1940, o Conjunto do Carmo é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro - são duas igrejas unidas por torre com campanário, revestida de azulejos marianos originais do século 19, fachada incomum nesse período.
No pináculo da torre, está a figura de um galo de ferro, que representa a fraqueza humana citada na Bíblia, quando Pedro nega Jesus três vezes. As igrejas estão separadas por um corredor que dá acesso à Rua Itororó nº 2, formando uma viela sem saída, a única do centro santista.
A igreja da Venerável Ordem do Carmo possui linhas rococó, em um estilo anterior, sob a influência da Companhia de Jesus. Há ainda telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e uma pia de água benta de 1710.